RESENHA: A cabeça na cama, de Filipe Nassar Larêdo


A cabeça na cama, romance de estreia do escritor e editor Filipe Nassar Larêdo, é um livro peculiar e intrigante. A primeira metade do enredo nos apresenta a família de Tomás (então protagonista) e traça um retrato da superficialidade da classe média brasileira. Temos aí um pai de família extremamente preocupado com os ganhos financeiros e com o trabalho, e que é completamente ausente da vida familiar, dos filhos, da esposa. E esta, por sua vez, também foi se tornando ausente à medida que a estabilidade financeira permitia contratar vários funcionários para cuidar dos filhos e da casa, passando então a dedicar seu tempo a salões de beleza, compras no shopping, entre outras coisas. No decorrer da narrativa vários problemas familiares começam a se revelar (dependência alcoólica, maus tratos, ciúmes), nos fazendo crer que o romance se desenrolará em torno desses conflitos. No entanto, um fato inusitado acontece na segunda metade do romance: uma CABEÇA aparece misteriosamente na cama de Tomás e Elisa, quando eles partiam para a tão aguardada viagem de férias! O acontecimento inesperado faz com que a viagem seja adiada e todos retornam para resolver o problema. Daí em diante o romance deixa de ser realista e ganha uma pegada kafkiana, mergulhando o leitor no inverossímil, no absurdo, numa realidade grotesca e insana. Tomás, ao chegar em casa, decide isolar-se com a cabeça e, certo de que ela apareceu por algum motivo e por sua causa, desvendar o motivo da aparição e das tentativas bizarras de comunicação. A obsessão por respostas coloca Tomás à beira da insanidade, levando-o a fazer coisas impensáveis em condições normais.
Toda a história é narrada em primeira pessoa, pelo próprio Tomás, de um lugar e numa situação que o leitor só entenderá ao término do romance.
Enfim, Filipe Larêdo estreou muito bem na ficção. E meus elogios também para a produção gráfica do livro, que ficou muito boa: capa dura, papel encorpado e de leitura agradável, tipografia harmoniosa e design de primeira. Recomendo muitíssimo!

Deixo aqui o link para quem quiser adquirir: Site da Editora Empírio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 poetas paraenses que vão conquistar seu coração!

10 escritores da Amazônia que você não pode deixar de ler!

TERROR NA AMAZÔNIA é um grande achado da literatura de terror nacional!